Bavaroise de amêndoa e pistache

Bavaroise de amêndoa e pistache

Quando cheguei à parte da sobremesa no meu cardápio de Natal (em versão compacta/econômica), fui olhar na prateleira e na geladeira quais os ingredientes que tinha em casa. Tenho feito algumas receitas por encomenda para o pessoal aqui de São Luís, e nas últimas semanas, meu pequeno estoque de frutas secas e nozes quase acabou…

No fundo da geladeira, meio escondido (ou esquecido) achei um saquinho com um punhado de pistaches sem sal. Foi como encontrar um presentinho esquecido embaixo da árvore de Natal… Ainda com o saquinho na mão fui direto pesquisar nas minhas receitas alguma que estivesse à altura do pequeno tesouro. Separei umas 3 ou 4 receitas, e foi difícil escolher entre elas. Mas a Bavaroise ganhou por ser menos doce e por poder ser feita com alguma antecedência.

Antes que perguntem o que é bavaroise, eu diria que ela pode fazer parte da família dos “flans”! A definição técnica seria uma sobremesa feita com creme de leite, gelatina, creme de frutas (ou chocolate) e perfumada por essências. Mas acho que o principal é sua consistência cremosa, e ainda assim firme. Perfeita para ser desenformada e encher os olhos da gente antes de ser devorada!

Uma sobremesa doce (na medida certa) vem a calhar quando o momento vai ser de saudade. Passar o Natal longe da família e amigos, e, principalmente, longe da filhota, não é muito fácil… Estou aprendendo a aproveitar os momentos em família independente das datas fixadas pelo calendário. Natal, Páscoa, aniversários e outras datas, passaram a ser comemorados quando é possível estar junto. E nessas datas, uma ajudinha tecnológica sempre é bem vinda para poder falar e ver as pessoas queridas!

Bavaroise de amêndoa e pistache

Bavaroise de amêndoa e pistache

Bavaroise de amêndoa e pistache

Rend: 4 porções

Ingredientes

  • 20 g de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • 600 ml de leite integral
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de pistache sem sal picado + para decorar
  • 1 colher (chá) de essência de amêndoa

Modo de preparo

  1. Hidrate a gelatina em 5 colheres de sopa de água por alguns minutos. Aqueça a gelatina rapidamente em uma panela pequena, até dissolve-la. Retire do fogo.

  2. Em outra panela aqueça o leite e o açúcar até o ponto de fervura. Retire do fogo e junte a gelatina amolecida.

  3. Espere ficar morno e acrescente o creme de leite, o pistache e a essência de amêndoa. Misture bem e espere começar a endurecer para colocar em forminhas decorativas. 

  4. Leve à geladeira até ficar firme, ou de um dia para outro. No momento de servir retire da geladeira e molhe a parte externa da forminha, para desenformar.

  5. Decore com pistache picado.

Notas

Antes de colocar nas forminhas, molhe-as com água filtrada ou unte com óleo, para facilitar na hora de desenformar.

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Fields marked as * are mandatory