Berinjela com nozes

Berinjela com nozes

Uma receita bem versátil! Pode ser acompanhamento servido junto de arroz, polenta, cuscuz. E fica incrível depois de fria com pães. Outra opção é servir em uma tigelinha como tira gosto, ou como recheio de sanduíches junto de outros ingredientes. A minha porção acabou rapidinho…

Vou repetir a receita esta semana em quantidade maior para servir durante o Natal em casa. Os leitores do blog já sabem que adoro berinjela, mas nesta versão “natalina” preparada com um pouco de nozes, ela se supera em sabor. Andei pesquisando receitas para um cardápio mais simples e barato, sem deixar de ser charmoso e saboroso. Vou servir somente receitas novas; nenhuma das receitas natalinas tradicionais de todos os anos entrou na minha lista de compras. Talvez algumas das escolhidas se tornem novas tradições a partir deste ano! Também não vou fazer ninguém sair de casa se sentindo culpado por ter exagerado e comido além da conta: estou preparando somente um prato principal e acompanhamentos bem leves e saudáveis.

Outro aspecto que observei ao escolher os pratos que serão preparados, foi checar os preços no supermercado. Todos os ingredientes que estão com preços “inflados” ficaram de fora. As exceções foram os ingredientes que eu já tinha em casa, como no caso das nozes. Confesso que fiquei chocada com os aumentos no mês de dezembro… Se depender de mim, determinados ingredientes ficam nas prateleiras até o próximo ano!

Receita quase nada modificada do Jamie Oliver.
Berinjela com nozes
Berinjela com nozes
Berinjela com nozes

Berinjela com nozes

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 500 g de berinjela sem casca picada em cubos
  • 1/2 cebola roxa cortada em tiras
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (chá) de páprica
  • 300 g de tomates sem as sementes picados
  • Sal e pimenta do reino
  • 1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 40 g de nozes grosseiramente picadas

Modo de preparo

  1. Aqueça 3 colheres de sopa de azeite em uma panela grande, em fogo médio. Refogue a berinjela por 5 minutos, até que comece a dourar. Se a panela não for grande o suficiente, faça em 2 etapas. Transfira para uma tigela.

  2. Refogue a cebola em 1 colher de sopa de azeite, até ficar translúcida. Junte o alho, a salsa e a páprica e refogue por mais 1 ou 2 minutos. Cuidado para o alho não queimar.

  3. Acrescente a berinjela e os tomates. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque o vinagre e 200ml de água (ou o suficiente para cobrir tudo).

  4. Cozinhe em fogo baixo mexendo ocasionalmente por uns 20 minutos, ou até que a berinjela esteja macia. Junte as nozes e cozinhe por mais 5 minutos.

  5. Sirva quente ou frio.

Notas

A páprica que usei foi a doce, mas quem prefere pode usar a picante.

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Fields marked as * are mandatory