Bolinhos de semolina com pesto e tomate seco

Bolinhos de semolina com pesto e tomate seco

Já comentei aqui no blog diversas vezes que não tenho o hábito de jantar. Desde criança, com meus pais, aprendi a comer algo mais leve na refeição da noite. Prefiro um lanche, que alimente de forma adequada, além de reunir a família ao redor da mesa no final do dia. É bem comum em casa eu preparar uma saladinha acompanhada de bolinhos como estes para o lanche da noite. Ficamos satisfeitos e ainda vamos dormir sem uma digestão difícil.

Bolinhos de semolina com pesto e tomate seco

Bolinhos de semolina com pesto e tomate seco

A textura dos bolinhos de semolina ficou simplesmente incrível! Já testei com semolina, farinha de grão de bico e farinha de arroz, e também com semolina, farinha de trigo e farinha de trigo integral. Os sabores são diferentes, mas os dois ficaram deliciosos. Escolha de acordo com as farinhas que você tiver em casa, ou a proposta sem glúten se tiver restrições alimentares. Usei o pesto de manjericão que faço sempre em casa e o iogurte com polpa de coco verde. Uma forma bem gostosa de produzir pratos com ingredientes feitos em casa e 100% comida de verdade. Caso não goste de tomate seco, use tomates cereja ou tiras de pimentão vermelho assado.

Para dar um toque de sabor a mais, usei ervas frescas picadas da minha horta na varanda. Sempre falo aqui sobre a importância de ter um vasinho com algumas ervas frescas plantadas em casa. Além de ser prático, é muito mais econômico e garante ervas sem uso de agrotóxico. Se você está em dúvida sobre quais ervas plantar, dê uma olhadinha no infográfico com dicas sobre ervas frescas que publiquei no blog. Ele mostra as principais características e finalidades de nove ervas que são muito usadas nas nossas receitas!

Bolinhos de semolina com pesto e tomate seco

Bolinhos de semolina com pesto e tomate seco
Imprimir
Bolinhos de semolina com pesto e tomate seco

A receita é vegana e tem opção sem glúten.

Rendimento: 8 unidades
Ingredientes
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola pequena, picada
  • 3 dentes de alho, amassados ou bem picados
  • 3 colheres (sopa) de molho pesto (usei de manjericão)
  • 1/2 xícara de iogurte (usei o de polpa de coco)
  • 3/4 xícara de água
  • 1 colher (chá) de vinagre de maçã
  • Tomate seco, picado em pedaços pequenos
  • Folhas frescas de manjericão, salsa, cebolinha (escolha a gosto)
  • 1/2 xícara de farinha de trigo (ou farinha sem glúten)
  • 1/2 xícara de polenta
  • 1/2 xícara de farinha de grão de bico (ou farinha de trigo integral)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • Sal e pimenta do reino
Modo de fazer
  1. Preaqueça o forno (180°C). Unte forminhas de muffin, forre com forminhas de papel ou use forminhas de silicone.
  2. Aqueça uma frigideira e refogue a cebola no azeite até ficar translúcida. Junte o alho e refogue por mais um minuto. Retire do fogo e junte o molho pesto, iogurte, água e o vinagre. Misture e por último acrescente os pedacinhos de tomate seco e as ervas frescas picadas.

  3. Misture as farinhas em uma tigela com o fermento, sal e pimenta do reino. Acrescente a mistura com o molho pesto e o tomate seco. Mexa com cuidado, somente até que os ingredientes estejam incorporados.

  4. Transfira para as forminhas enchendo somente até 3/4 da capacidade. Leve ao forno por 20-25 minutos ou até ficarem dourados. Retire do forno e espere alguns minutos antes de desenformar e servir.

Bolinhos de semolina com pesto e tomate seco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *