Como usar fermento biológico fresco e instantâneo

Como usar fermento biológico fresco e instantâneo - Dicas e diferenças

Quem gosta de fazer pão em casa já teve a dúvida de como usar fermento biológico ao olhar uma receita de pão, e percebeu que o tipo de fermento indicado não era o que tinha em casa… Ou resolveu adaptar uma receita e ficou em dúvida sobre as quantidades… Como ativar o fermento fresco? É preciso ativar o fermento instantâneo?

O fermento biológico é um daqueles ingredientes que pode assustar muitos candidatos a padeiro porque tem fama de ser “temperamental”! Mas nada é tão drástico assim: ao usar o fermento biológico temos que ter alguns cuidados e procurar seguir uma boa receita. Mas sou da opinião de que fazer um bom pão requer prática. É preciso se familiarizar com o processo para obter melhores resultados. Acredito que vale muito a pena! Nada como sentir o aroma do pão assando e perfumando a casa. Isso sem falar no prazer de cortar seu pão (ainda morno!) e passar um pedaço de manteiga ou geleia…

O infográfico abaixo contém algumas informações básicas sobre o fermento biológico, mostrando as diferenças entre os dois tipos encontrados no mercado e suas principais características. Para substituir ou adaptar quantidades, veja no final a tabela com a equivalência entre o fermento fresco e o instantâneo.

Como usar fermento biológico

POSTS RELACIONADOS

4 Comentários

  1. Responder

    Camila

    29 de setembro de 2016

    Monica, o infográfico nao está aparecendo mais… Existe outro post onde posso vê-lo?
    Obg

    • Monica Hering

      29 de setembro de 2016

      Olá Camila! O infográfico continua aparecendo… Tente novamente! Pode ter sido a conexão no momento em que você tentou!

  2. Responder

    Eva Maria Botega

    21 de janeiro de 2016

    Bom dia, adorei sua explicação. Agora um favor, qual a diferença entre gelatina sem sabor em pó e em folhas. Aqui nem sempre encontro em folhas e as vezes fico sem fazer uma receita por não ter certeza da quantidade a ser usada. Obrigada. Estou sempre vendo suas postagem, desde o outro blog, tudo de bom sempre. Bjs

    • Monica Hering

      21 de janeiro de 2016

      Bom dia Eva! Fico super feliz de poder ajudar com essas dicas.
      Bjs e obrigada pela companhia!

DEIXE UM COMENTÁRIO