Cracker integral com sementes

Cracker integral com sementes e pasta com ervas
Depois de testar diversas receitas de biscoitos salgados do tipo crackers integrais, e passar por um monte de frustrações e receitas sem gosto, descobri a minha nova receita favorita! Fácil e rápida, é só misturar tudo junto, ou se preferir, colocar tudo no processador. Espalhar já requer um pouquinho mais de paciência para ficar com a mesma espessura. Mas nada que não se consiga usando o rolo de massa.

Cracker integral com sementes
As pastinhas que fiz para acompanhar foram o creme de tofu com ervas e a guacamole (pasta feita com abacate ou avocado). O creme de tofu foi temperado com alho, orégano, salsa e manjericão. Mas imagino que cada um tenha sua combinação de ervas preferida. Ou muitas vezes, as ervas que temos em casa são outras… Nada como adaptar e recriar a receita! Mas o toque da farinha de amêndoa foi essencial para o resultado final. Ou seja, se possível, não dispense a farinha de amêndoa!

A receita dos crackers é do site “Love and Lemons” e foi quase nada modificada em relação à original. Mas eles devem ser consumidos em poucos dias, já que começam a ficar úmidos e moles, mesmo dentro do pote hermético.

Cracker integral com sementes e pasta com ervas
Imprimir
Cracker integral com sementes
Rendimento: 25 crackers
Ingredientes
  • 1/2 xícara de farinha de arroz integral
  • 1/2 xícara de farinha de amêndoa
  • 1/4 xícara de sementes de chia ou amaranto
  • 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça
  • 2 colheres (sopa) de gergelim
  • 1/4 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • 4 colheres (sopa) de água
Modo de fazer
  1. Preaqueça o forno (180°C).

  2. Misture em uma tigela a farinha de arroz, a farinha de amêndoa, as sementes, o fermento e o sal. Junte o azeite de oliva e a água e misture até formar uma bola.

  3. Abra a massa em uma superfície lisa, sobre papel manteiga, até ficar com 0,5 cm de espessura. Caso as beiradas comecem a rachar, junte pressionando com os dedos.

  4. Corte em quadrados com uns 5 cm, sem separar a massa. Transfira para uma assadeira com cuidado, segurando pelo papel manteiga.

  5. Leve ao forno por 25 minutos ou até que comece a ficar dourado. Retire do forno e espere esfriar por 10 minutos. Quebre cuidadosamente pelos cortes. Guarde em pote hermético.

Notas

Caso a massa não forme uma bola, acrescente um pouco mais de água, aos poucos.


Cracker integral com sementes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Fiz e… a quantidade de água e azeite especificados na receita não foram suficiente para dar liga à massa. Tive que aumentar a quantidade de líquidos. O pior de tudo foi que depois de assado o biscoito não desprendeu do papel manteiga. Tive que comer com papel e tudo. Acredito que fazendo alguns pequenos ajustes dará certo na próxima tentativa. Acrescentei orégano e o sabor ficou maravilhoso. Parabéns pelo blog!

    • Olá Bruno! Acredito que a quantidade de água pode variar um pouco em função do tipo de farinha usada. Gosto de colocar os líquidos aos poucos e ir incorporando à massa até chegar no ponto. De qualquer forma, já acrescentei uma nota no final da receita! Sobre o papel manteiga, tenho notado que a qualidade dos produtos oferecidos aqui no Brasil tem deixado a desejar… Já tive alguns pães e bolos grudados no papel também!