5 dicas para organizar o cardápio da semana

5 dicas para organizar o cardápio da semana

Algumas pessoas têm me perguntado como tenho feito para planejar meu cardápio semanal e a lista de compras do mercado. Penso que não existe nenhum segredo ou truque para conseguir. Fazer um bom levantamento de dados é o início e a base de tudo.

Comece fazendo um rápido inventário dos alimentos na geladeira (incluindo restos de refeições e alimentos), freezer e dispensa. Anote quantos dias você vai ao mercado durante a semana, quantas pessoas vão fazer as refeições em casa e quais serão essas refeições. Também é interessante saber quais as preferências e restrições, e anotar pratos que são feitos com frequência (toda semana, quinzenalmente) a pedido ou por hábito. As respostas a essas questões vão delinear o cardápio.

Procure ter um dia fixo para fazer o planejamento do cardápio dentro da semana. Escolher ingredientes frescos que sejam da estação também é muito importante, já que os produtos serão mais baratos e mais saborosos! Tenha uma lista fixa dos ingredientes básicos da dispensa como sal, açúcar, óleo, farinhas, oleaginosas, etc. e confira quando for fazer a lista de compras. Não se esqueça de incluir frutas variadas para serem consumidas depois das refeições e como lanche no meio da manhã ou da tarde!

Para que o seu cardápio seja bem variado, consulte livros, revistas, sites (como esse!) e aplicativos como o Pinterest, que além de ser uma boa fonte de ideias e receitas, permite que você organize tudo em pastas separadas por assunto. Use todo tempo disponível para adiantar tarefas como lavar folhas, preparar e congelar legumes em porções, preparar caldos básicos para diversas receitas. Assim, no momento de preparar as refeições o tempo necessário será bem menor. Anote no seu planejamento de refeições os alimentos que devem ser retirados do freezer com algumas horas de antecedência. Você pode se programar para colocar esses alimentos na geladeira pela manhã, para que sejam usados à noite, por exemplo.

5 dicas para organizar o cardápio da semana

Organizar o cardápio da semana torna a sua alimentação e da sua família muito mais saudável e equilibrada. A tarefa de preparar as refeições será simplificada e o desperdício de alimentos diminuirá muito! Programar o uso de novos ingredientes (ou aqueles que não são do agrado de todos!) será mais fácil. E ainda haverá tempo para pesquisar receitas e alternativas de preparo. Aumentar as possibilidades de inovar também ajuda a fugir do preparo dos mesmos pratos e receitas repetidos por falta de tempo e organização.

Ao iniciar o hábito de anotar receitas e cardápios, procure guardar essas anotações para referências futuras. Evite descartar após o uso, mantendo um caderno ou pasta para armazená-las. Logo abaixo, coloquei o link para algumas fichas que servem para organizar o cardápio da semana. Clicando sobre a miniatura, você será redirecionado para o arquivo e pode imprimir quantas cópias quiser.

Menu da semana - folha para anotar e programarMenu da semana - folha para anotar e programarMenu da semana - folha para anotar e programar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *