Quibe de berinjela

Quibe de berinjela

Quibe é sempre um prato que faz sucesso e tem uma legião de fãs. Também é uma receita que permite uma lista enorme de variações, muitas delas vegetarianas (mas nem por isso menos saborosas!). Na minha opinião, quando a receita não leva carne, as variações acabam sendo mais criativas, e os resultados bem saborosos. Aqui no blog já publiquei outra receita de quibe que faz qualquer refeição virar um banquete: quibe de quinua com abóbora (recheado com brócolis e ricota). Não deixe de conferir!

A receita de hoje foi feita com o trigo para quibe (também conhecido por triguilho), o que a torna mais próxima das receitas tradicionais. A berinjela foi assada e em seguida a polpa é retirada das cascas com uma colher. Enquanto isso, o trigo é hidratado com água fervente. Como não é recheado, depois de misturar todos os ingredientes é só levar ao forno e assar. Simples assim! O trigo é rico em fibras e dá uma sensação de saciedade enorme. Aqui em casa servi acompanhado de uma salada de folhas, foi uma refeição leve e completa.

A receita foi ligeiramente modificada do blog “Presunto Vegetariano“.

Quibe de berinjela

Quibe de berinjela

Quibe de berinjela

Quibe de berinjela
Imprimir
Quibe de berinjela
Rendimento: 10 porções
Ingredientes
  • 2 berinjelas médias
  • Sal e pimenta do reino
  • 4 dentes de alho inteiros e com a casca
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 xícara de trigo para quibe
  • 1 cebola pequena picada
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher (sopa) de tahine
  • Salsa picada
  • Folhas de hortelã picadas
Modo de fazer
  1. Preaqueça o forno (200°C)
  2. Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento e polvilhe com sal. Deixe descansar por alguns minutos viradas para baixo.

  3. Forre uma assadeira com papel alumínio. Coloque as berinjelas e os dentes de alho (com casca) na assadeira. Tempere com sal e pimenta e regue com azeite.

  4. Leve ao forno por 30 minutos ou até que a polpa esteja macia.
  5. Enquanto isso, coloque o trigo e uma tigela e cubra com 1 1/2 xícaras de água fervente. Deixe hidratar até água ser totalmente absorvida.

  6. Retire a berinjela do forno e retire a polpa com uma colher. Coloque em uma tigela.
  7. Misture a berinjela com os dentes de alho descascados e picados, a cebola, o tahini e as folhas de salsa ehortelã picadas. Misture bem e tempere com sal e pimenta do reino. Junte o trigo hidratado e misture. 

  8. Coloque em uma travessa refratária e alise a superfície. Faça cortes com uma faca formando quadrados ou losangos. Leve ao forno por 30 a 40 minutos.

  9. Regue com azeite no momento de servir.

POSTS RELACIONADOS

4 Comentários

  1. Responder

    Valeria Sosnowski

    3 de maio de 2017

    Posso congelar? Quero muito fazer…

    • mohering

      3 de maio de 2017

      Oi Valeria! Aqui em casa nunca experimentei congelar… O quibe sempre acaba tão rápido! Mas acredito que ele vai congelar tão bem quanto qualquer outro quibe. Conta depois de testar!

  2. Responder

    Tamires

    17 de abril de 2017

    Obrigada pela receita, estou amando o site. Fiz hoje o kibe. Testado e aprovadíssimo! 🙂

    • mohering

      17 de abril de 2017

      Que delicia que está gostando das receitas! Esse quibe de berinjela é um dos meus favoritos…

DEIXE UM COMENTÁRIO