Ravióli de abóbora com sálvia

Ravióli de abóbora com sálvia

Ravióli de abóbora com sálvia

Você já tentou fazer seu próprio próprio macarrão em casa? Há quem diga diga que é uma tarefa para cozinheiros experientes, mas sou da opinião de que, depois de fazer algumas vezes, se torna bem fácil.  Um dos pontos mais importantes é sentir o momento em que a massa começa a ficar macia e elástica. Quando você aperta com um dedo, ela volta para a posição. Se a massa for sovada mais do que o necessário, ela vai ficar seca.

O macarrão feito em casa pode ser aberto com o rolo de massa em uma superfície enfarinhada. Mas uma máquina apropriada ajuda a obter uma espessura bem fina. Existe uma regulagem para controlar a espessura da massa e a cada vez que você passa a massa, é possível diminuir um pouco. Depois de algumas passagens pela máquina, a tira fica perfeita para ser cortada ou recheada! E garanto que não é preciso uma máquina com motor: faço meu macarrão usando a manivela sem ficar com dores no braço no dia seguinte!

Um dos pontos altos da receita abaixo é o sabor da sálvia. Não adianta pensar em usar sálvia desidratada porque não vai ficar nem de longe parecido. Programe com antecedência e busque um macinho de sálvia fresca. Eu procuro sempre ter uma muda de sálvia na minha horta na varanda. Com o calor do Nordeste, ela está crescendo pouco e devagar. E sou obrigada e reconhecer que quando ela cresce um pouco, resolvo fazer uma receita como essa, que usa quase todas suas folhas…

Uma última dica: resista a qualquer tentação de servir esse ravióli com molho de tomate. Ele vai se sobrepor ao sabor delicado do recheio de abóbora.

Ravióli de abóbora com sálvia

Ravióli de abóbora com sálvia

Ravióli de abóbora com sálvia

Ravióli de abóbora com sálvia

Ravióli de abóbora com sálvia

Rend: 4 porções

Ingredientes

Massa:

  • 400 g de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • Sal

Recheio:

  • 500 g de abóbora descascada e cortada em pedaços grandes
  • 75 g de ricota
  • 1 gema de ovo
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 8 folhas de sálvia picadas
  • 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • 1/2 colher (chá) de noz moscada ralada
  • Sal

Para guarnecer:

  • Azeite de oliva.
  • Folhas de sálvia inteiras
  • Manteiga
  • Queijo parmesão ralado
  • Pimenta do reino de preferência moída na hora

Modo de preparo

  1. Para preparar o recheio aqueça o forno (180ºC).
  2. Espalhe a abóbora em uma assadeira e leve ao forno por 30 minutos, ou até ficar bem macia. Amasse a abóbora com um garfo. Espere esfriar.

  3. Junte os outros ingredientes, tempere com sal e misture. Reserve.
  4. Para fazer a massa coloque a farinha e o sal em uma tigela ou sobre uma superfície limpa e lisa. Faça uma depressão no centro e coloque os ovos.

  5. Misture os ovos com um garfo incorporando a farinha aos poucos. Assim que começar a formar uma bola, sove até que a massa fica elástica (teste apertando com o dedo: a massa deve voltar). Cubra com um pano limpo e ligeiramente úmido. Deixe descansar por 20 a 30 minutos.

  6. Divida a massa em 4 ou 5 porções. Amasse uma porção de cada vez, formando um retângulo pequeno. Polvilhe com um pouco de farinha.

  7. Abra a massa com o rolo ou a máquina, até formar tiras com 12 a 15cm de largura. Estique a tira de massa sobre uma superfície lisa.

  8. Coloque colheradas de recheio a cada 5 cm, sobre metade da massa, no sentido do comprimento da tira.
  9. Dobre a tira ao meio no sentido da largura, cobrindo as colheradas de recheio. Pressione os dedos entre as colheradas de recheio para selar a massa. Corte usando um cortador ou um copo pequeno.

  10. Aperte bem as extremidades de cada ravioli para não vazar o recheio.
  11. Coloque uma panela grande com água salgada para ferver. Cozinhe os raviolis por uns 3 minutos, ou até estarem cozidos, mas ainda "al dente". Escorra em uma peneira ou escorredor de macarrão.

  12. Transfira para uma travessa e borrife com azeite de oliva.
  13. Frite as folhas de sálvia inteiras em manteiga, até que fiquem crocantes.
  14. Sirva os raviolis cobertos com a sálvia na manteiga, queijo parmesão e tempere com pimenta do reino.

Notas

Não sove mais do que o necessário, ou a massa vai ficar seca!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Fields marked as * are mandatory